Parceria Época Cosméticos, 18% de desconto em todos os perfumes

Pesquisar

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Entendendo os perfumes


Tanto o português perfume, como o francês parfum, o italiano profumo e o inglês perfume derivam efetivamente do latim fumus = FUMAÇA, FOGO. As origens do perfume remontam ao tempo em que o homem descobriu o fogo e percebeu que certos arbustos e resinas, quando queimados, emanavam um intenso e agradável aroma.

Familias Olfativas

As divisões dos perfumes são chamadas de “famílias olfativas” e elas são divididas em:

1 - Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras.

2 – Florais Aldeídos: extrato de flores naturais ou desenvolvidas em laboratórios. As notas são delicadas, sutis e discretas.

3 – Fougère: notas leves e frescas, normalmente a matéria prima é extraída de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados e geralmente compõe fragrâncias masculinas.

4 – Chipre Florais: possui notas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

5 – Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente da baunilha, patchouli, ylang ylang. São os perfumes mais sensuais e marcantes também..

6 – Couros Secos: fragrâncias suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, etc. Como o próprio nome já diz, são fragrâncias mais secas.

7 – Floral frutal: são misturas de flores com notas frutadas, que criam uma fragrância híbrida e muito fácil de agradar.

Assista a esta resenha em vídeo abaixo:


Fixação dos perfumes

Através da classificação da família olfativa e da concentração da essência do perfume é possível classificar o perfume quanto à sua fixação.


  • Extrait: a maior concentração de todas apresentadas na perfumaria. Variam entre 25 e 35% de essência, não costumam vir com válvulas, pois são extremamente densos e não se pulverizam. Pouquíssimos perfumes no mundo são vendidos nessa concentração, e quase sempre em pequenos volumes.
  • Parfum: é a classificação que determina os perfumes mais intensos, já que possuem uma alta concentração das essências que o compõe. Esses perfumes são muito utilizados em locais com o clima mais frio e possuem uma fixação de até 24 horas. Recomenda-se o uso moderado destes produtos, pois se aplicados em grande quantidade, podem causar dores de cabeça e náuseas. Variam entre 15 e 25%.
  • Eau de Parfum (EDP): também é uma classificação muito intensa, e a segunda mais utilizada no mundo. Esses perfumes possuem de 8 à 15% de concentração das essências e seu efeito de fixação chega a ultrapassar as 10 horas. Como o Parfum, o EDP também não deve ter sua aplicação exagerada.
  • Eau de Toillete (EDT): concentração de essências mais utilizadas no mundo. A concentração pode variar dos 4 aos 8% e a fixação não passa de 8 horas.
  • Eau de Cologne (EDC): são fragrâncias bem suaves e com concentração de essências que vão de 3 a 5%. Sua fixação é de 5 horas no máximo. Também são apresentados nas nomenclaturas Cologne ou Deo/Desodorante Colônia (no Brasil).
  • Eau Fraiche/Body Splash: menor concentração de essências do mundo, são usadas somente para gerar bem estar, conforto momentâneo. Mal passam de duas horas na pele. Concentração de no máximo 2% de essência.

DICA: Sempre aplique o perfume nas partes quentes do corpo como pulso, nuca, atrás da orelha (para as mulheres), etc. Não aplique o perfume nos pulsos e passe um no outro pois você estraga as notas do perfume fazendo isso!!!

Referência externa: Blog da Free Itália Perfumes.

9 comentários:

  1. Boas dicas de fixação dos perfumes...não sabia que tinham categorias!
    Bom saber dessas coisas na próxima vez que comprar um perfume!
    Abção

    ResponderExcluir
  2. adorei a "DICA"!!! sempre passava um pulso no outro.. vlw!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essas dicas.. Adorei!!!! bjao amor

    ResponderExcluir
  4. cara, eu to gostando muito deste blog.
    poderias me adicionar no msn para eu tirar umas dúvidas contigo? behh_aps@hotmail.com
    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica...ja fiz ate minha colinha...kkkk
    Obrigada querido, dicas maravilhosas assim, faz com que sejamos cada dia mais mulher...kkkk
    bjos!

    ResponderExcluir
  6. Entre Polo Black, Azzaro Pour Homme e 212 Men, qual vocês me recomendam? Pra que tipo de situação cada um é mais adequado?

    ResponderExcluir
  7. Olá Perfumista, tudo bem?
    A pergunta é sobre a dica que você postou.
    "Não aplique o perfume nos pulsos e passe um no outro"... Essa regra se aplica apenas nos pulsos? Há algum modo de economizar? Senão, haja borrifada viu, pois são muitas partes quentes.

    Outra, no site brasileiro da Lâncome, diz que se deve aplicar no lóbulo da orelha, e não atrás. Então é importante aplicar no lóbulo também?

    Fonte: http://www.lancome.com.br/_pt/_br/fragrance/animations/comment_appliquer/index.aspx

    Abraços,
    Daniel Dourado

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog! Eu visito todos os dias, queria aproveitar esse post de novo dessa vez para uma recomandação: fazer um vídeo de como aplicar perfumes pra usar em trabalho, para usar em baladas ou uso casual, pra quando for namorar, etc. Sendo de acordo com a concentração(EDP, EDT, EDC) Seria muito bacana. Mas você que sabe, afinal é uma recomendação rsrs Sucesso ;)

    ResponderExcluir