Pesquisar

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Entendendo os perfumes


Tanto o português perfume, como o francês parfum, o italiano profumo e o inglês perfume derivam efetivamente do latim fumus = FUMAÇA, FOGO. As origens do perfume remontam ao tempo em que o homem descobriu o fogo e percebeu que certos arbustos e resinas, quando queimados, emanavam um intenso e agradável aroma.

Fixação dos perfumes

Através da classificação da família olfativa e da concentração da essência do perfume é possível classificar o perfume quanto à sua fixação.
  • Extrait: a maior concentração de todas apresentadas na perfumaria. Variam entre 25 e 35% de essência, não costumam vir com válvulas, pois são extremamente densos e não se pulverizam. Pouquíssimos perfumes no mundo são vendidos nessa concentração, e quase sempre em pequenos volumes.
  • Parfum: é a classificação que determina os perfumes mais intensos, já que possuem uma alta concentração das essências que o compõe. Esses perfumes são muito utilizados em locais com o clima mais frio e possuem uma fixação de até 24 horas. Recomenda-se o uso moderado destes produtos, pois se aplicados em grande quantidade, podem causar dores de cabeça e náuseas. Variam entre 15 e 25%.
  • Eau de Parfum (EDP): também é uma classificação muito intensa, e a segunda mais utilizada no mundo. Esses perfumes possuem de 8 à 15% de concentração das essências e seu efeito de fixação chega a ultrapassar as 10 horas. Como o Parfum, o EDP também não deve ter sua aplicação exagerada.
  • Eau de Toillete (EDT): concentração de essências mais utilizadas no mundo. A concentração pode variar dos 4 aos 8% e a fixação não passa de 8 horas.
  • Eau de Cologne (EDC): são fragrâncias bem suaves e com concentração de essências que vão de 3 a 5%. Sua fixação é de 5 horas no máximo. Também são apresentados nas nomenclaturas Cologne ou Deo/Desodorante Colônia (no Brasil).
  • Eau Fraiche/Body Splash: menor concentração de essências do mundo, são usadas somente para gerar bem estar, conforto momentâneo. Mal passam de duas horas na pele. Concentração de no máximo 2% de essência.
 Assista a esta resenha em vídeo abaixo:


DICA: Sempre aplique o perfume nas partes quentes do corpo como pulso, nuca, atrás da orelha (para as mulheres), etc. Não aplique o perfume nos pulsos e passe um no outro pois você estraga as notas do perfume fazendo isso!!!