Pesquisar

segunda-feira, 19 de julho de 2010

4711


Poucas empresas têm uma tradição tão longa quanto a alemã Muelhens. A fama da empresa da cidade de Colônia deve-se ao seu líder mundial de vendas, o Kölnisch Wasser 4711 (a legítima "Água de Colônia"). O lema da empresa se mantém até hoje: "Se estamos refrescados, estamos bem".

Fundada em 1792, a Muelhens é uma das marcas registradas da cidade alemã, assim como a famosa Catedral de Colônia.

A origem da empresa é curiosa. Wilhelm Mülhens se casou com a filha de um tabelião e recebeu uma receita secreta para produção da "água de Colônia" do monge Franz Maria Farina, como presente de casamento. O nome Farina virou sinônimo para "Eau de Cologne" e garantia de sucesso. Na época a água de colônia (Eau de Cologne) era vendida como remédio para todos os tipos; de dor de dente até peste.

Quatro anos depois do casamento, Mühlens comprou a casa de número 4711 na Rua Glockengasse. Na região, ocupada pelas tropas de Napoleão, todas as casas tiveram que ser renumeradas. Curiosamente, o famoso 4711, pertencia ao italiano Giovani Paolo Feminis, que oferecia aqua mirabilis.

Até poucos anos a Muelhens era uma simples empresa familiar. Atualmente, a Muelhens tem quase mil empregados e produtos à venda em mais de 80 países. A Muelhens integra o grupo dos maiores produtores de perfumes e cosméticos do mundo. Em 1994, a Wella comprou 91% da Muelhens e em 2003 adquiriu o restante de Ferdinand Mülhens, herdeiro do fundador da empresa. A Wella manteve a matriz em Colônia e planeja a ampliação da empresa nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário